Testemunhos

DROGA

"Droga, tudo destroi,
Amor, Amizade e Confiança
caminhamos nesta direcção
e tudo se apaga,
e aos amigos o que lhes resta,
é a esperança de um dia,
voltar-mos a ser o que éramos
e conquistar de novo, o coração dos amigos,
perdidos na dura batalha.
Droga, mundo infernal
tudo fazemos por "ela"
e "ela" o que faz por nós?
"Ela" destrói-nos,
leva-nos ao desespero, à morte
e por vezes fazemos sofrer
quem mais nos ama.
É um vício difícil de abandonar
difícil de esquecer,
mas é preciso fugir-lhe
para se poder viver...
Só então aprendes a construir
no hoje o teu caminho,
não deixes que as tristezas de ontem
e as incertezas de amanhã,
te estraguem a felicidade de hoje.
Todos nós temos poder para resistir
somos suficientemente fortes para dizer BASTA!
Temos que acreditar no NOSSO PRÓPRIO VALOR!"

                                                                                              João Onofre


A TI CANGURU

"Foste desejado,
precisado,
o sonho acordado
de quem já precisou e encontrou.
E tu lá no mundo dos possíveis
perguntavas
Se precisam tanto de mim
porque não me deixam nascer?
Simplesmente por causa "dum não querer"
De quem vão precisando.....
Ia adiando
Tu tinhas uma bolsa
mas vazia
e tantos precisando
que ironia!
Foste tirado a ferros,
deste berros,
bateste o pé num chão qu'inda não tinhas.
Não queriam que nascesses Canguru
mas quem venceu foste tu....."

                                                                                              Fernanda Ladeira

 

 

TESTEMUNHO DE UM ADICTO EM RECUPERAÇÃO


"Por vezes é nos difícil aperceber a natureza exacta das nossas falhas, por isso tentamos tão arduamente impressionar os outros, de tal forma que se torna difícil ver como realmente somos. No passado, quando estávamos pedrados, não perdíamos tempo com o nosso aspecto, as nossas atitudes e comportamentos, a maneira como lidávamos com os outros.

Hoje estando em recuperação, preocupamo-nos com os outros, com a nossa imagem as nossas atitudes e o nosso comportamento, esquecendo o EU, no bom sentido, que vivendo em honestidade, de mente aberta e agindo de boa vontade, teremos paz e compreensão e poderemos demonstrar o amor que temos pelo próximo, que nos aumenta a nossa auto-estima e a auto-confiança em nós mesmos.Sabendo que tenho de me preocupar com as minhas emoções e os meus sentimentos, podemos depois dar a entender, pela forma como agimos e falamos das coisas maravilhosas e gratificantes que Deus está a fazer por mim e através de mim nos outros.

É com Deus que deixo o meu egocentrismo, que preencho o vazio deixado pelas drogas e é com ele que também aprecio o que é mais belo neste mundo, a natureza e principalmente a verdadeira amizade, das pessoas que realmente gostam de mim e que apostam em mim. Sei que não sou perfeito, mas que também não tenho de impressionar os outros, porque aquilo que realmente sou é o suficiente.
Hoje digo vezes sem conta que a liberdade está em mim, pois a decisão é sempre nossa. Mas também não esquecendo que realmente sózinhos não somos capazes e que devemos quebrar de vez o nosso orgulho doentio e a vergonha para pedirmos ajuda sempre que tivermos dificuldades, pois para mimadmito que tenho uma doença muito manipuladora e para poder lidar com ela vale tudo. Porque o que quero é ter um novo tipo de vida como tantas outras pessoas sem ter que usar drogas, chega de mentiras, manipulações e de nos enganarmos a nós mesmos

Estou perfeitamente consciente que ao ir usar não vou resolver as dificuldades da vida, mas sim ainda mais dificultar os problemas. Coisas que hoje em dia sei que não são problemas mas sim dificuldades que poderei lidar e resolver, se manter as coisas simples. É por isto e por outras coisas boas que me têm vindo a acontecer que me mantenho em recuperação, livre de qualquer alterador de espírito, porque só sereno e limpo é que posso lidar com as dificuldades e sentimentos do dia a dia. Não me tornei adicto (toxicodependente) num dia mas sim nuns bons anos. Mas estou orgulhoso e grato pelo meu tempo de recuperação e isso nimguém me tira e espero que através de um dia de cada vez alcance muito mais tempo e se possível até ao resto dos meus dias.


                                                                                                 Claudio Cascão